Segundo especialistas italianos, é necessário que a população volte a ter uma alimentação mais saudável, país é campeão de obesidade infantil na Europa
A primeira palavra que pensamos quando se fala da Itália é: massa. E isso não é nenhum incomodo ou qualquer coisa que seja, esse país é considera mundialmente como tendo a melhor gastronomia, e também a mais variada e saudável. No entanto, nos últimos anos, não é isso que vem ocorrendo. Com altos índices de obesidade infantil a Itália, vem buscando uma reeducação alimentar em seus habitantes, para isso recorrendo a um antigo costume alimentar: a dieta mediterrânea.
. Com uma combinação de azeite de oliva, verduras e leguminosas, nozes, fibras, carboidratos - não processados - peixes e vinho. É considerada de todas as dietas, a mais saudável, já que equilibra as taxas de gordura e glicose no corpo humanos e reduz de forma significativa problemas de coração
Por causa da falta de tempo, decorrente da vida corrida que atinge a todos ao redor do mundo, os italianos vez cada vez mais reduzindo seu tempo de almoço, muitas vezes comendo de forma apressada ou até mesmo em frente a alguma tela ou em atividade. O que faz com que o alimento não seja devidamente processado pelo sistema digestivo, e com isso a pessoa fica com fome mais rapidamente, já que o estomago e o cérebro, por mais que tenha se alimentado não percebeu isso. O almoço que antes levava cerca de três horas para acontecer, leva agora minutos, a sesta não existe mais após a comida, os alimentos cada vez mais processados estão levando a uma saúde cada vez mais falha.
Contudo esse costume ocidental de comida rápida e processada é encontrada de forma mais visível no norte do país, considerado mais industrializado que o restante do país. Já no sul, a alimentação mais balanceada é melhor aplicada, por haver ainda muitas fazendas e plantações de alimentos - coisa não muito comum no norte - com isso, seus habitantes possuem, mesmo que afetada uma vida e mais equilibrada. É esse equilíbrio que os nutricionistas e governo da Itália, buscam retornar, a exelência gastronômica de que tanto são famosos e elogiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário