Il Nostro Amore Italia

Uno dei paesi iú belli del mondo, con secoli di storia, bellezza e che è li, un giomo, si innamorato a prima vista. La nostra bella Italia.

Um dos países mais lindos do mundo, com séculos de historia, e beleza quem for um dia lá, se apaixonará a primeira vista. Itália nossa bela.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Grandes Pintores: Rafael

Rafael Sanzio, ésem duvida nenhuma um dos melhores pintores, da história italiana e igualmente da Renacença, periodo em que viveu. Algus historiados da arte afirmam que Rafael era um rapaz muito ambicioso e que desejava a posição de Michelangelo junto a igreja. Isso eu não sei afirmar se foi verdade ou não, porem não posso discriminá-lo por desejar isso, alem de que os dois são pintores gêniais que concerteza são reverenciados até hoje pelas suas formas únicas.

Postarei para vocês que não conhecem seu trabalho alguns dos melhores na minha opinião:





Dados:
Ressurreição de Cristo (Ressurreição Kinnaird)
1499–1502
Óleo sobre madeira
52× 44 cm

Esta obra é um dos primeiros trabalhos, dentre aqueles geralmente reconhecidos como autógrafos de Rafael, onde já se notam características típicas de sua poética e estilo compositivo, prenunciando, sobretudo, a tendência ao equilíbrio e o gosto pelo movimento, típicos de sua fase florentina. A atribuição da obra a Rafael, embora recente, é hoje quase consensualmente aceita pela crítica especializada.

***



Dados:
São Sebastião
1501–1502
Óleo sobre madeira
43 × 34 cm

Obra típica da juventude do autor, ainda fortemente influenciado pela poética de Perugino, este São Sebastião permite entrever a assimilação da estética de outros mestres, sobretudo Francesco Francia, de quem Rafael parece ter emulado o uso da cor.



***



Dados:
Virgem com o Menino
c. 1503
Óleo sobre madeira
55,2 × 40 cm


Essa obra integra uma sequência de madonas criadas entre 1502 e 1504, segundo o protótipo da Virgem segurando um livro, com o Menino Jesus ao colo, tais como a Madona Solly (Berlim) e a Madona Conestabile (São Petersburgo).



***



Dados:
O casamento da Virgem
1504
Óleo sobre madeira
174 x 1221 cm


Encomendada a Rafael pela família Albizzini para a Capela de São José na Igreja de S. Francesco em Città di Castello, esta obra foi baseada em uma composição bastante similar feita por Pietro Perugino para a Catedral de Perúgia



***




Dados:
Retrato de Bindo Altoviti
c. 1515
Óleo sobre madeira
59,7 x 43,8 cm

Durante o século XIX, acreditava-se que esta obra fosse um auto-retrato. Sabe-se hoje que o modelo é o banqueiro e colecionador de arte florentino Bindo Altoviti. A graciosidade e erotismo emanado nesta obra é inusual no corpus de retratos masculinos de Rafael.


***





Dados:
A visão de Ezequiel
c. 1518
Óleo sobre madeira
40 × 30 cm

Obra bastante elogiada por Giorgio Vasari, A visão de Ezequiel se destaca pela monumentalidade de sua composição, não obstante suas pequenas dimensões. O pintor retoma nesta obra aspectos característicos de sua produção juvenil em Florença: o cuidado extremo com a geometrização e com a orquestração compositiva.


***


Dados:
Transfiguração
c. 1518-1520
Óleo sobre madeira
405 × 278 cm

Obra encomendada a Rafael por Giulio de' Medici, para figurar na Catedral de Narbonne. A obra foi deixada inacabada por Rafael, sendo completada por Giulio Romano. Por muito tempo creditou-se a maior parte da execução a assistentes de ateliê, mas restaurações recentes mostram que a pintura é em grande parte autógrafa do mestre


***


Dados:
Retrato de moça
c. 1520
Óleo sobre madeira
60 × 44 cm

Obra de difícil atribuição, típica da última fase de Rafael. É possível que Giulio Romano seja o autor. A identidade do modelo permanece desconhecida. Para Berenson e Peter Gould a retratada seria a mesma que aparece na obra La fornarina, do Palazzo Barberini. A autoria de Rafael não é certa e a possibilidade de participação de Giulio Romano nesta obra não deve ser excluída

Nenhum comentário:

Postar um comentário