Ao que parece, Veneza continua afundando aos poucos, é o que mostra fotos divulgadas de satélite. Estudos foram feitos por cientistas dos Estados Unidos em comunhão a uma empresa italiana. De acordo com os estudos feitos a cidade está afundando a uma média de 2 milímetros por ano. Uma justificativa levantada pelos cientistas para alto número, foi as constantes extrações de água feitas no ultimo século na cidade.
Outro fator considerado foi o aumento percebido, foi o aumente de 2 milímetros na lagoa veneziana por ano, o que faz com que sejam 4 milímetros ao ano em toda Veneza. Naturalmente Veneza já é constantemente acometida por inundações, contudo está sendo planejado um novo sistema de barragem que deverá ficar pronto até 2014.
De acordo com a pesquisadora Yehuda Bock do Instituto de Oceanografia Scripps, da Califórnia, uma coisa boa que fica dessa pesquisa é que com esses dados será melhor para a prefeitura da cidade possa lidar melhor com as enchentes.
A análise afirmou também que no começo do século 21, a cidade afundava a uma média de 1 a 2 milímetros por ano e 3 a 4 na lagoa veneziana. Não se pode afirmar como se dará as próximas inundações ou como elas se darão,porém se as taxas se mantiverem desse modo elevadas, Veneza poderá afundar 80 milímetros ao ano em relação a altura média da água na lagoa nos próximos 20 anos. No entanto acreditam-se que a nova barragem vá ajudar muito contra as enchentes.
Fonte:BBC